Estou há aproximadamente 15 dias com muita tosse e rouquidão na voz. Vou ao Hospital Cassiano Campolina esta semana e um certo Dr. me chama.
- Alexandre Augusto, por favor!
Respondo:
- Sou eu.
Ao entrar no consultório o médico me pergunta o que estou sentindo. Para facilitar o diagnóstico, comecei a contar como meu quadro evoluiu para tanta tosse e rouquidão. Mal-educadamente o Dr. disparou:
- Não quero saber o que você teve, quero saber o que sente agora.
Perplexo, perguntei o nome do médico.
- Desculpa, seu nome é Dr....
Estupidamente ele responde:
- Você não precisa saber meu nome. Você saberá quando eu carimbar a receita.
Quase não acreditei na cena que vi. Tentando dialogar continuei.
- Meu quadro evoluiu de tosse.....
O Dr. interrompeu.
- Você podia calar a boca e abri-la para eu examinar.
Eu abri a boca e ele diagnosticou:
- Você não tem nada, é apenas uma alergia. Vou receitar um antialérgico injetável.
Insistente indaguei:
- Mas Dr, o senhor não vai fazer um exame, olhar direito?
Mais uma vez, com muita grosseria ele respondeu:
- Se quiser um atendimento melhor procure um otorrinolaringologista. Aqui é só atendimento emergencial.
-Se você tá cortado, machucado eu te atendo, senão tem que ser rápido.
Uma mistura de raiva e decepção tomou conta de mim. Imaginem se eu tivesse pneumonia, o médico mandaria eu morrer em casa, sem ao menos fazer um exame? Pensei nas pessoas humildes que vão procurar atendimento no Hospital e vão para casa, muitas vezes, com o diagnóstico errado.
Hoje, um dia depois, procurei um médico particular em São João Del Rei.
Ao entrar, a primeira coisa que ele me perguntou foi o meu nome e se apresentou. Desejou boa tarde e dedicou 15 minutos e realizou dois exames na minha garganta. Perguntou tudo o que eu sentia. Como cheguei aquele ponto.
Notaram a diferença?
Agora, me pergunto. É preciso pagar para ser bem atendido neste país?
Como a maioria das pessoas tem atendimento pelo SUS não é necessário fazer um trabalho de humanização?
Em Entre Rios há um fórum anual e uma comissão que discute e acompanha se o atendimento está sendo adequado, se as pessoas estão sendo tratadas com educação e respeito?
É hora de refletirmos sobre isso. O cidadão deve ser tratado como gente e não como animal. Os médicos precisam descer do pedestal da arrogância e fazerem o trabalho deles com respeito ao próximo acima de tudo. É preciso humanizar o atendimento público de saúde. Desde o recepcionista ao médico, todos devem ter atenção e educação. Porque o que está em jogo são vidas humanas e a vida é imensurável.
O Dr. que me atendeu "grossamente" foi o Dr. Gumercindo Cabrera Melgare. Vários amigos também compartilharam comigo que já foram mal atendidos por ele.
Se você já foi mal atendido alguma vez, comente e ajude a promover o debate. Queremos discutir o que é melhor para nós cidadãos, usando do direito da democracia e liberdade de expressão.
Dê a sua opinião.
- Alexandre Augusto, por favor!
Respondo:
- Sou eu.
Ao entrar no consultório o médico me pergunta o que estou sentindo. Para facilitar o diagnóstico, comecei a contar como meu quadro evoluiu para tanta tosse e rouquidão. Mal-educadamente o Dr. disparou:
- Não quero saber o que você teve, quero saber o que sente agora.
Perplexo, perguntei o nome do médico.
- Desculpa, seu nome é Dr....
Estupidamente ele responde:
- Você não precisa saber meu nome. Você saberá quando eu carimbar a receita.
Quase não acreditei na cena que vi. Tentando dialogar continuei.
- Meu quadro evoluiu de tosse.....
O Dr. interrompeu.
- Você podia calar a boca e abri-la para eu examinar.
Eu abri a boca e ele diagnosticou:
- Você não tem nada, é apenas uma alergia. Vou receitar um antialérgico injetável.
Insistente indaguei:
- Mas Dr, o senhor não vai fazer um exame, olhar direito?
Mais uma vez, com muita grosseria ele respondeu:
- Se quiser um atendimento melhor procure um otorrinolaringologista. Aqui é só atendimento emergencial.
-Se você tá cortado, machucado eu te atendo, senão tem que ser rápido.
Uma mistura de raiva e decepção tomou conta de mim. Imaginem se eu tivesse pneumonia, o médico mandaria eu morrer em casa, sem ao menos fazer um exame? Pensei nas pessoas humildes que vão procurar atendimento no Hospital e vão para casa, muitas vezes, com o diagnóstico errado.
Hoje, um dia depois, procurei um médico particular em São João Del Rei.
Ao entrar, a primeira coisa que ele me perguntou foi o meu nome e se apresentou. Desejou boa tarde e dedicou 15 minutos e realizou dois exames na minha garganta. Perguntou tudo o que eu sentia. Como cheguei aquele ponto.
Notaram a diferença?
Agora, me pergunto. É preciso pagar para ser bem atendido neste país?
Como a maioria das pessoas tem atendimento pelo SUS não é necessário fazer um trabalho de humanização?
Em Entre Rios há um fórum anual e uma comissão que discute e acompanha se o atendimento está sendo adequado, se as pessoas estão sendo tratadas com educação e respeito?
É hora de refletirmos sobre isso. O cidadão deve ser tratado como gente e não como animal. Os médicos precisam descer do pedestal da arrogância e fazerem o trabalho deles com respeito ao próximo acima de tudo. É preciso humanizar o atendimento público de saúde. Desde o recepcionista ao médico, todos devem ter atenção e educação. Porque o que está em jogo são vidas humanas e a vida é imensurável.
O Dr. que me atendeu "grossamente" foi o Dr. Gumercindo Cabrera Melgare. Vários amigos também compartilharam comigo que já foram mal atendidos por ele.
Se você já foi mal atendido alguma vez, comente e ajude a promover o debate. Queremos discutir o que é melhor para nós cidadãos, usando do direito da democracia e liberdade de expressão.
Dê a sua opinião.
Alexandre, realmente não é só você que tem reclamações viu! Algo parecido aconteceu com minha avó, um descaso preocupante. Minha irmã até postou no face, tá no link aqui em baixo.
ResponderExcluirhttp://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=189765547772041&id=100002157908873
O que podemos esperar de um (des)governo municipal que tem como secretária de saúde a esposa do prefeito??? Absolutamente nada. Infelizmente essa "turma" que tá ai só pensa em perpetuar no poder. Mas o povo tem o governo que merece não é mesmo?
ResponderExcluirObrigado pessoal pela promoção do debate. Juntos podemos mudar muita coisa nesta cidade. A Isabele Panzera postou um texto de outro relato deste péssimo profissional que mostra que de atendimento humanizado não se tem nada.
ResponderExcluirO nome da moça é Cristina Panzera, e este relato você pode conferir no link do Facebook: http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=189765547772041&id=100002157908873
Segue o relato: "Estou revoltada... no dia 09 de novembro de 2011, quarta feira passada, minha avo, de 82 anos, passou mal e foi ao Hospital Cassiano Campolina. Foi atendida por um "profissional" chamado Gumercindo Cabreira Melgare, como é cardíaca, levou um laudo que informavas suas complicações e que permitiria a um MEDICO saber quais medicamentos a mesma poderia ou não consumir. O qualificado "doutor" Cabreira, que atende no pronto socorro do hospital com "melhores condições" da nossa região receitou um remédio que, em dose minima seria letal a minha avo... e ao ser questionado do porque da receita, simples e ironicamente, pediu que o uso fosse suspenso!!!! Por sorte nada aconteceu a minha avo, mas teremos que esperar ate quando para receber o minimo pelo que temos direito???? É revoltante o descaso das "autoridades" municipais para com os problemas da população de Entre Rios de Minas, desta vez foi com a minha família, da próxima vez pode ser com a sua"...
Precisamos humanizar. Se o povo cobrar isso, não há administrador que não o faça. Porque o poder emana do povo e somente dele.
ResponderExcluirAlexandre... procurei me informar sobre as consequências legais as quais um profissional que haje das maneiras descritas anteriormente sofreria. E, como não existe, ainda, nenhuma vitima - ou pelo menos não se sabe - ele sofreria apenas uma pena administrativa (mais uma barbaridade do judiciário brasileiro: médicos solucionando problemas criados por colegas de trabalho), porem a quantidade de queixas contra um único "medico" deve acarretar consequências mais graves, para o mesmo e para a própria instituição. Basta fazermos uma queixa ao Conselho Regional de Medicina!!!!
ResponderExcluirA direção do Hospital tem que fazer algo, porque este médico sendo tão displicente como é, pode acabar prejudicando a saúde de alguém seriamente.
ResponderExcluirO Dr. Cabrera já irritou outras pessoas. Leia na íntegra o que disse o leitor Juninho Maia em uma conversa no Facebook a respeito do médico.
ResponderExcluirSobre Dr. Cabrera: "é... já falou umas merdas pra minha mãe e minha tia tbm...
Ele é a cara da Administração e já está por lá há um bom tempo... incrível!
Pq essa treta com minha mãe já tem meses
e num demora apanhar por lá não... eu mesmo fiquei puto com o que ele falou pra minha mãe.
Se eu fosse um pouco mais inconsequente ele estaria 'cagando bisturi' até hoje.
Deixa chegar um povo mais sangue quente por lá". Comentou Juninho Maia.
Não tenho palavras....
ResponderExcluirO que podemos esperar de um hospital onde, o provedor é o dono da única funerária da cidade????????
ResponderExcluirSerá que o Dr. Gumercindo atende pelo Plano Familiar Resende?
ResponderExcluirÉ lamentavel esta situação!!!! e não podemos deixar passar despercebido o caos em que se encontra o nosso querido HCC.
ResponderExcluirCaro Alexandre,quero te parabenizar pois este assunto é veridico e tem que tomar providencias sim. Fale pra Cristina Panzera que já teve várias vitimas e se não me engano o último foi um homem do colonia,eu estava no ponto de táxi,qdo vi sua irmã gritando que ele matou seu irmão, pois não atendeu ele, falando que era gente tonto e de rua, ele morreu do coração. Agora respondendo ao anõnimo (Sr. Flávio França),que a secretaria de saúde ja salvou minha mãe e muita gente que conheço. Vamos unir e aproveitar esta sua iniciativa para melhorar o Hospital e não pra atacar pessoas que ainda estão trabalhando, parabéns d e novo, conte comigo, sou seu seguidor.
ResponderExcluirconcordo com o anonimo ai, pois ainda existe muita gente do bem trabalhando em prol da saude do municipio é preciso saber diferenciar as coisas.O HCC precisa e pode melhorar basta colocar em sua administração pessoas que entendam de saúde e de administração para usar da melhor maneira o dinheiro que ali é aplicado que por sinal é do povo.
ResponderExcluirEntre Rios anda na contra-mão do progresso. Enquanto o Brasil inteiro trabalha pela humanização do atendimento médico, vemos em nossa cidade um pronto atendimento que tem um cartaz na portaria dizendo que só atende emergencia e urgencia. (?) Quem é o capacitado na portaria que faz essa triagem? Quem avalia esse pré requisito?Faça-me o favor. O mínimo que o PA pode fazer é acolher quem vai a procura de um socorro, afinal ninguém sai de casa pra ir passear no hospital.É o mínimo que essa direção pode fazer pela população.
ResponderExcluirSemana passada minha mãe foi ao pronto atendimento sentindo forte dores do lado, suspeitávamos que era cólica renal, pois já havia apresentado quadro semelhante a este. Ao ser atendida pelo "Dr Cabreira", ele disse que ela precisava de "umas férias" e que o meu pai (quem estava acompanhando minha mãe) deveria dar essas "férias" a ela. Depois de longo 5 minutos falando sobre as consequências do estress, inclusive que ele pode causar pedra renal, ele então receitou medicamentos pra cessar a dor.
ResponderExcluirSe uma pessoa está sentindo fortes dores, o que ela mais quer é acabar com a dor e não ficar escutando as consequências do estress.
Na mesma semana minha mãe procurou outro médico e este, receitou um medicamento para acabar com os sintomas que ainda estava sentindo e pediu para que fizesse alguns exames, para explicar a origem das cólicas renais.
Finalmente, hoje minha mãe foi mostrar o resultado dos exames para o outro médico e deu que ela está com uma infecção renal e que terá que fazer uso de antibiótico. Bom, está ai mais um relato do atendimento médico.
Infelizmente as pessoas não conhecem o provedor da maneira em que ele é. O que está faltando é a nossa secretária da saúde parar de atrapalhar a provedoria e ajudar mais, para que a população seja atendida da melhor maneira.Infelizmente ela tem o poder de manipular as pessoas.Isso para min é falta de competencia.....
ResponderExcluirConcordo com vc amigo,acho que o Cabrera não é a cara da adminstração do hospital,mas sim da prefeitura de Entre Rios.
ResponderExcluirGente, me explica uma coisa, se a prefeitura repassa o dinheiro do PA para o hospital, não é a administração do hospital responsavel pela contratação dos médicos????
ResponderExcluirQuem olha hospital é o provedor e não a prefeitura, e o dinheiro que colocam lá é muito, vamos pedir transparencia nas contas de lá. Que contratem pessoas gabaritadas para o acolhimento,pois a portaria(recepção) não escapa uma, que volte o sr. balainho. Como disse um anônimo acima PROVEDOR DONO DE FUNERÁRIA, só Entre Rios mesmo.
ResponderExcluirPior do que isso meu caro amigo é a secretária da saude ser esposa do propio prefeito. Sem falar a corja que ela colocou para trabalhar na prefeitura. Fala serio quantas pessoas
ResponderExcluirdesqualificadas sem preparo nenhum.Vc tem ido nos postos de saúde,na creche,escolinha,e Dom Oscar.Esses lugares são administrado pela prefeitura, sendo coordenado por pessoas sem preparo nenhum.Tudo porque essas mesmas são os famosos pucha saco da primeira dama.Graças a Deus 2012 está chegando.Vamos mudar isso porque pior do que ta impossivel ficar.
Atenção pessoal!
ResponderExcluirO tema deste debate é "Humanizar o atendimento médico" Vcs já estão levando para outro lado. O que as pessoas querem acredito é ser bem tratadas onde quer que estejam.... no hospital, no posto de saúde, nas escolas.
A questão disso tudo não é somente as pessoas serem bem tratadas, em qualquer lugar os profissionais devem ser preparados, tendo estrutura e competência para a profissão que exerce.
ResponderExcluirTambém acho esse Cabrera é um pessimo medico, e que a provedoria do hospital tem que tomar providencias para tirar ele de lá.Porém o PA
ResponderExcluiré para atender emergencia.E no caso do Alexandre deveria ter medicos nos postos de saúde para atendo-ló.
Realmente o tema do debate é "Humanizar o atendimento médico" mas a politicagem tomou conta de Entre Rios e as autoridades não querem solucionar o problema,querem que alguém seja culpado. vivendo nesse jogo de empurra......
ResponderExcluirQue decadência.....
Quero agradecer aos inúmeros comentários sobre a matéria. O Dr. Cabrera é realmente um péssimo exemplo para a medicina. Estrarei em contato com o provedor do Hospital Cassiano Campolina para saber quais providências ele irá tomar.
ResponderExcluirO mais importante de tudo isto é promover o debate. Há os que são contra a administração do Hospital, há os que são contra a administração da secretaria de Saúde e Assistência Social. Mas o que precisamos debater é a questão da humanização. Porque senão houver um diálogo da direção do Hospital, secretaria de Saúde e Assistência Social e o Conselho Municipal de Saúde, corremos o risco de não aprofundarmos na questão do bom atendimento e continuarmos com péssimos profissionais como o Dr. Cabrera.
Humanizar é preciso. A sociedade tem um papel fundamental neste processo. Procure o seu vereador, procure o prefeito, a secretaria de Saúde, o provedor do Hospital e vamos construir um diálogo para um atendimento humanizado seja no Hospital, seja nos postos de Saúde.
Já procurei o Zé Branco e ele nada .... Mas ta perto 2012 tah ai
ResponderExcluirConcordo Alexandre, é preciso deixar de lado essas conversinhas que não levam a nada e passar para um dialogo concreto, para resolver o problema da população de ER. Não é uma situação impossivel de resolver caso semelhante a este aconteceu em ER ha uns anos em outra administração, infelismente o que não podia acontecer aconyece politica muiturando com administração do hospital. quando vc procurar o provedor ou a secretária de saude ou os vereadores vc vai ver que é tudo politica. parabéns pelo blog, acho que quem leu estes comentarios deve ter entendido perfeitamente ambos os lados. cada um agora deve tomar seus lugares para resolver o problema,seja quem for... dono do que for... esposa de quem for... puxa saco de quem for, não é mesmo???
ResponderExcluirÉ lamentavél Entre Rios parou no tempo.Não sei se vocês lembram mas na epoca da eleição.tinha uma faixa enorme na rua do posto de saúde prometendo saúde para todos.O candidato foi eleito. E agora diz que falta de assistência na area da saúde é do provedor.Mas não foi o prvedor em que prometeu. foram os atuais adminstradores de Entre Rios.Todos nos temos que lembrar disso em 2012,onde tudo mundo fica tão bonzinho.Que nocho!!!!!
ResponderExcluirMais uma vez obrigado pelos comentários pessoal. A ideia é realmente promover o debate para melhorar a saúde.
ResponderExcluirEm breve mais informações sobre a situação do Dr. Cabrera e sobre a humanização na cidade.
Ácho que você vai fazer a coisa certa alexandre, já é hora de unirmos forças para abolirmos os momentos de incertezas, os pensamentos obscuros e o temor que atrai as ondas negativas e destroem as emanaçoes positivas.Devemos usar palavras que orientam, encaminham e esclarecem, procurando, porém, contornar as insunuaçoes que ferem e machucam os coraçoes ainda imaturos e sem os esclarecimentos necessarios.
ResponderExcluirGostaria de pedir encarecidamente ao provedor do hospital,para tirar esse Cabrera de lá,ele não tem o perfil da nova administração do hospital.Mas também queria elogiar pois já houve grandes melhorias.Hoje o hospital é mais organizado,está mais limpo,e os enfermeiros mais atenciosos.Também gostaria de elogiar o Dr.Bruno pela sua dedicação e responsabilidade.Quem mi derá se o provedor conseguisse trazer só profissionais como ele.Já seria uma grande vitória para Entre Rios.
ResponderExcluirBem lembrado anônimo a cima,fiquei encantado com o atendimento do Dr.Bruno naquele desastre do onibus escolar com as crianças do Brumadinho.O hospital daqui não tem estrutura para atender tantas emergencias de uma só vez. porém com a dedicação e empenho do DR.Bruno e a equipe em que ele mobilizou não houve nenhuma morte no hospital conseguiram transportar todas as vitimas daquela tragedia com vidas.Isso graças a competencia dele em acionar profissionais de todos os lugares para prestar solidariedade.A nossa prefeitura poderia parar de picuinha com o provedor do HCC e ajudar a trazer profissionais como ele, para atender com mais humanidade e respeito com a vida do proximo.Afinal de conta somos seres humanos e merecemos respeito.
ResponderExcluirEntre Rios precisa mudar,do jeito que tá não da para continuar.Falta tudo,saúde,educação,atendimento de qualidade,e respeito com os cidadãos que pagam o salário dessas pessoas que estão no poder.Toda cidade tem a administração que o povo mereçe.
ResponderExcluirPois bem. Após ler todos estes comentários fico a interrogar. Porque Entre Rios está com a saúde tao debilitada. Não é só o DR. Cabrera que deixa a desejar não. Se o PA só atende urgencia e emergencia, deveríamos ter a disposiçao nos postos de saude médicos que fizessem os atendimentos para não termos que sobrecarregar o médico de plantao porque realmente é impossível um medico dar um plantao em um hospital e atender 120 consultas em um dia. Não dá pra fazer bem feito. Temos que nos concientizar que plantão é urgencia e emergencia. Uma tosse que evoluiu a varios dias, nao é emergencia, é pra medico de posto de saude.Cade eles? Entao se quer debater nao vamos só atacar temos que nos concientizar para cobrar a coisa certa.Vá até Lafaiete, Barbacena, Belo Horizonte e chega num plantão com tosse. Vc nao sera nem atendido e se for, alem de esperar horas também nao é bem tratado. E cobrar do provedor e dos irmaos do hospital? Cade eles inclusive o prefeito é um deles. Se lá é uma instituição filantrópica, depende de ajuda. Quem ajuda? De onde ela vem?Que irmandade é essa? Sugiro que eles respondam ao povo entrerriano o que esta se sucedendo.E sugiro que cada cidadão faça a sua parte, o que eu estou fazendo pra contribuir? O provedor nao depende do Hospital, o prefeito e primeira dama nao dependem do hospital, e nós dependemos. Se ele nao existisse íamos pra onde? Pros postos de saude ser atendido por quem? Agora, vendo Entre Rios como um todo naó sei como o prefeito nao encherga tantas coisas erradas. E ainda pennsar que talvez nao sairá do poder atraves de seus súditos....
ResponderExcluirEpa anônimo, não estamos falando de assistência na saúde, mas sim no PA, do HCC,e se vc não é esclarecido lá é uma Fundação, é o PROVEDOR sim. Agora não vamos aproveitar um assunto tão importante pra falar da sua derrota e decpção qdo não elegeu seu candidato, o meu tb não, mas nem por isto vou deixar de ajudar este brilhante jovem nesta luta brilhante, pois depois que o Dr.Silvério saiu, saiu foi tudo: humanização,os pobres com mais respeito, bons médicos, acolhimento,etc;. Vamos focar no objetivo do Alexandre, amanha pode ser vc. é
ResponderExcluirO anônimo acima que elogia o Dr Bruno,deveria saber que ele é o responsável pelas contratações dos médicos do pa e ganha muito bem praisto e quem me falou é um médico amigo que ele já contratou pra plantão, ele é o coordenador do pa e o nosso provedor não tem nada a ver com isto d, se o Cabreira tá la agradeça a ele, dr. Bruno, melhore este pa
ResponderExcluirAlexandre, sua intenção foi válida sobre o atendimento no PA, pois aravés desse blog está sendo possível a participação social na gestão. Realmente o atendimento no PA está péssimo e quem, hoje coordena este PA? Pois é, além do provedor é este coordenador quem é responsável por este problema que se tornou nosso PA, que antigamente era resolutivo, com o nosso enfermeiro Ronivon, que contratava bons médicos e ninguém voltava para casa sem atendimento. Esses anônimos que vem culpando a Secretaria de Saúde, prefeito e vereador Ze Branco estão aproveitando a ignorância de muitos para culparem quem não deveria ser culpado por este problema,pois eles e o Conselho de saúde já solicitaram várias vezes a retirada deste médico(Dr. Cabrera), mas a provedoria prefere mantê-lo, alegando não encontrar médicos. Será que estão procurando? Quanto aos postos de saúde, para os mal informados, estão completos com médicos, enfermeiros e auxiliares realizando seu trabalho. Acho que é necessário organizar o PA, com protocolos de atendimento, desde que o paciente seja atendido primeiramente por profissional habilitado e não pela recepção, tão grosseiramente e expondo a particularidade de cada paciente.Vamos ser justos e deixar de lado rivalidades políticas. Vamos refletir e inteirarmos melhor do que vem acontecendo em nossa cidade, vamos participar das reuniões dos conselhos, conferencias de saúde, vamos aos postos, ao PA e ver o que está acontecendo lá?
ResponderExcluirMas não podemos esquecer que o provedor do HCC não pode tomar decições sozinho.Pois depende da aprovação da irmandade na qual o prefeito e o pai da primeira dama fazem parte.
ResponderExcluirCaro anônimo falar que o Roni fez alguma coisa no hospital ai já é demais né.A unica coisa que ele fez foi pucha o saco da primeira dama. Mas afinal de conta tem que puchar o saco mesmo né.O emprego dele e da mulher dele está garantido em quanto essa administração estiver no poder.E pior, eles são pagos com o nosso dinheiro.
ResponderExcluirQue baixaria está se tonando a discurssão......com palavras de baixo calão...quanta ofença.... Pelo visto este último anônimo é alguém muito vazio, que ofende pessoas boas e esquece que Deus existe....
ResponderExcluirÉ talvez este anônimo que falou mal do Ronie nunca precisou de atendimento no hospital quando ele ainda estava lá, senão não estaria cometendo essa injustiça contra uma pessoa que nunca recusou um atendimento, até mesmo se antecipando ao médico para nos orientar. É uma pena que um debate tão interessante tenha descambado pro lado da política mal feita, que nem a lucidez de fazer um comentário as pessoas estão tendo. Lamentável.
ResponderExcluirEssa oposição tá dando tanto nojo quanto a situação. Tá difícil trocar o que já temos, que não é bom, por isso que tá vindo aí cheirando mal.
ResponderExcluirTambém concordo, isso virou baixaria. Nem acessar mais eu vou porque estào usando esse blog para lavar a roupa suja. Cada um sabe dos seus erros e acertos. E olha Alexandre, melhor é vc ficar com sua tossezinha...E quando der outra crise, ah meu amigo, procure um médico no PA, não disseram que lá tem?
ResponderExcluirA maior das injúrias que um ser humano pode fazer é contra a vida. E infelizmente o que está ocorrendo no hospital é exatamente isso. O que se pode perceber é um jogo de interesse e as pessoas que estão comentando neste blog encontram-se desinformadas. Portanto vamos exclarecer alguns pontos:- a responsabilidade do pronto atendimento que não é só para urgências e emergências é do hospital e isto está regido por um contrato estabelecido entre a prefeitura e o hospital em que este é pago para isso, se é bem pago ou não depende das partes envolvidas(Hospital e prefeitura) mas já que foi aceito os termos do contrato ele deve por lei compri-lo. O novo provedor nomeou um médico responsável para Pronto atendimento onde uma de suas funçoes é a contratação de médicos ( agora será que um recém formado com tão pouca experiência tem a capacidade de tamanha responsabilidade ) ao meu ver este debate que está ocorrendo neste blog prova que ele não está dando conta da suas funções.Então antes de postar algum comentário à respeito desse assunto pense bem para não ser injusto. Erros grotesco estão ocorrendo por parte de médicos do pronto atendimento erros médicos podem e devem ser julgados pelo CRM erros cometidos pela administraçaõ do hospital deve ser fiscalizado pela irmandade do hospital pelo poder público e principalmente pela população
ResponderExcluirHumanizar o atendimento dos pronto-atendimentos é uma tarefa dífcil, demorada que exige empenho verba e treinamento, humanizar significa tornar mais humano. E não vejo humanidade nenhuma em ser atendido por uma recepcionista que me avalia pelo timbre de minha voz ou pelo meu semblante. Uma das metes da humanização do atendimento é a implantação do protocolo de Manchester que visa estratificar o risco do paciente e encaminha-lo para o atendimento adequado. Pacientes graves são atendidos primiero e assim sucessivamente de acordo com a gravidade, mas em nenhuma hipotese o paciente deixar de ser atendido.Se o paciente está com tosse há mais de uma semana ele pode estar com pneumonia ou tuberculose e deve ser atendido sim pelo médico do pronto atendimento, pois apos seu atendimento se ele diagnosticar que seu caso pode ser agendado no PSF ele o encaminhará. Se há 120 atendimentos em um dia o que se deve fazer é contratar outro médico e não deixar de atender a população
ResponderExcluirCalma, gente! esse anonimo que diz estar com nojo da oposição,deve aguardar , porque uma mulher de garra, empreendedora, inteligente, arquiteta que com certeza será eleita a proxima prefeita de Entre Riosvai botar fim nesta conspiração de poder que se instalou no Hospital e prefeitura que nunca se entendem e com isso o povo humilde que precisa dos serviços públicos saem perdendo. Éleiçoes já viva 2012!!!
ResponderExcluirAo comentario de um dos anonimos acima.Por sinal ele parece esta a par da situação dos contratos e intende bastante de saúde, leis de saúde e CRM...Quem sabe vc não é um dos Drs.do HCC. Pelo visto, ele esta com dor de cutuvelo do atendimento Humano que a pessoa do Dr. Bruno vem fazendo a população local, quanto a formação recente e falta de experiencia ele ta dando a resposta pelos comentários boca a boca que a população no geral faz do seu trabalho.Diga-se de passagem excelente.
ResponderExcluirAgora imagina um enfermeiro, que como diz outro anonimo, que o mesmo ate antecedia ao médico.Hoje acho que até ja formou pra médico e ta dando consulta na zona rural da cidade se não me engano.Isso sem dizer a babação de ovo dele com a EXCELENTÍSSIMA,DIGINISSÍMA,SENHORISSÍMA e mais todos superlativos que quiserem colocar antes para sauda-lá 1° DAMA,SEC. DE SAÚDE,PREFEITA MUNICIPAL,OH prefeito é o marido né, num parece coitado.Na próxima eleição ela manda embora.Aí ele vai pra administração do HCC, aí sim povo Entrerriano a saúde melhora. As vezes ele traz até um regional pra nossa cidade.
Acho que Entre Rios está uma merda vamos inovar.Vem 2012 CRISTINA RESENDE no poder.
ResponderExcluirA baixaria deste último anônimo continua. Tenho muita pena de tanta pobreza de espirito e inveja, mas o mundo dá muitas voltas....todos deixarão este blog devido a este anônimo baixo.
ResponderExcluirRespondendo ao comentário acima não sou médico mas sou um cidadão esclarecido e ciente de meus direitos, se ao invés de vc usar a internet para atacar as pessoas e a usasse para se informar vc seria uma pessoa melhor e menos rancorosa quando me referi a inexperiência do Dr. Bruno não estava me referindo a imprudência, impericia ou negligência que são uns dos pilares da Medicina e muito menos a educação e sim pela falta de conhecimento e relacionamento médico ,ele é desconhecido e não está conseguindo trazer médicos bons para o hospital só recém formados como ele e isso é ruim para nossa população pois o HCC não é hospital escola temos que ter médicos experientes que atenda a nossas necessidades quando ela aparecerem pois isso que é humanizar o atendimento. MAs estou deixando o blog para que pessoas como vc possa ficar a vontade com sua ignorância e falta de educação
ResponderExcluiranonimo ai acima peça o lugar deles e faça melhor mostre que tens competencia ,
ResponderExcluirpra administar, nao critiques se nao possa fazer melhor...
é fácil criticar , algum anônimo ai acima que esta criticando , me digam ...quantas vidas
ResponderExcluirjá foram salvas neste hospital, ???
Respondam-me
citar nomes é coisa seria, vamos debater a saude nao politica
ResponderExcluirAcredito que a discussão está caminhando para outro lado. A questão não é culpar A ou B. Saúde é uma questão coletiva.
ResponderExcluirA proposta é construir um debate. Há opiniões de todas as vertentes. O que precisamos realmente é debater a questão da saúde e propor melhorias. O Governo Federal tem um programa que se chama, "Humaniza SUS", que trabalha a humanização em todos os níveis.
É preciso que Secretaria de Saúde e Assistência Social, provedoria do HCC, Conselho Municipal de Saúde e sociedade implantem este programa. Porque senão, outros médicos como o Dr. Cabrera surgirão em nosso caminho.
Em breve teremos mais informações sobre Dr. Cabrera e a questão da humanização na cidade.
Peço que leiam o último texto que publiquei, "Centenas de moradores de Entre Rios debatem problemas da cidade na internet".
Entre Rios está aprendendo a discutir os problemas da cidade e apresentar soluções, isto que é o passo mais importante rumo as mudanças e melhorias necessárias para a saúde do cidadão.
Comentem também esta experiência.
Abraços.
Eu também acho que a população de Entre Rios deve lutar para garantir a sua saúde e a de seus famíliares.Agora não importa de quem seja a culpa o que está feito não esta para fazer.O povo tem que lutar para melhorar.Mas o poblema que poucos tem coragem para isso.Preferem ficar culpando um ou outro.Como diz o ditado povo unido jamais sera vencido.Admiro a sua coragem Alexandre Costa. Parabéns.
ResponderExcluircriticar é muito facil não é Alexandre....
ResponderExcluirPorque não nos juntarmos e mudarmos essa situação
Acho que o atendimento tem de melhorar sim, mas também temos de olhar não só as coisas ruins que acontecem naquela instituição, mas também as coisas boas, como por exemplo muitas vidas que já foram salvas e também agradecer a Deus por ter um hospital na cidade de Entre Rios, coisa que nas ciades vizinhas não tem.
ResponderExcluirÉ Alexandre, você não pode julgar que o humaniza Sus não está sendo implantado no município só porque não foi bem atendido no PA, procure saber melhor....
ResponderExcluirconcordo com você anônimo. So porque ele não foi bem atendido fez questão de criar essa pagina na net para criticar o nosso HOSPITAL. Um cara a que nem que mora aqui a pouco a tempo e nem raízes aqui tem. e ja chega criticando. Uma pena UMA CIDADE QUE LHE acolheu de braços abertos. Mas é assim, mesmo.. Caro amigo largue de lado as criticas e lute poR MUDANÇAS
ResponderExcluirAlexandre, concordo plenamente com o anônimo acima pois você um forasteiro intitulado jornalista vem a esta acolhedora cidade disseminar discordia pois vi seus blogs anteriores você so fala mau da nossa cidade ede algumas pessoas que tentam fazer o bem, pelo visto você é de São Paulo você ja viu como a saúde está lá ? e la dtem dinheiro . Então volta pra la seu doente , doente da ALMA DO CORPO E DA MENTE SOME FORASTEIRO INVEJOSO.
ResponderExcluirAgradeço imensamente a quem ajudou a promover o debate em alto nível. Lamento o bairrismo destes dois últimos anônimos. Quem é genuinamente de Entre Rios? Numa terra que foi colonizada por espanhóis, portugueses, escravos negros... Entre Rios é a cara do Brasil e nosso país é uma mistura de pessoas e etnias de todos os cantos. É muito feio pessoas terem preconceito com quem não nasceu na cidade. Este é um pensamento perverso, como aquele que os nazistas tinham e propagavam pelo povo da Alemanha, expurgando quem não era genuinamente alemão.
ResponderExcluirSugiro que leia as outras notícias do blog, em que ressalto aspectos positivos, valorizando a cidade. Mas não vou me calar diante dos problemas e não são pessoas que querem proteger seus superiores no trabalho que irão me intimidar e me impedir de informar os cidadãos, discutir problemas e promover melhoras.
O título da matéria que você criticou é:
"Atendimento à saúde precisa ser humanizado". Usei o exemplo acima para mostrar que é preciso humanizar a saúde como um todo. Não privilegiei "A" ou "B", pois a saúde é um problema de todos. Entrevistei inclusive o Túlio, provedor do Hospital e o Dr. Bruno que se comprometeram a responder algumas perguntas. Ofereci a eles oportunidade de se manifestar. Só não postei ainda, porque eles ainda não enviaram as respostas. Estou aguardando. Assim que responderem, postarei no blog.
Se você tem tanto orgulho de Entre Rios e odeia quem não nasceu aqui, sugiro que não se esconda em um perfil anônimo e faça como eu, dê nome e cara.
Só uma última informação: não cheguei aqui ontem. Não sou de São Paulo, sou mineiro. Mudei para Entre Rios em 2004, trabalhei na fundação da emissora Ouro FM, que se chamava Pepuíra FM na época e fiz muitos amigos. Sou noivo e empresário na cidade. Acredito nas pessoas de Entre Rios, senão não teria abrido um empreendimento aqui.
Espero que mude de pensamento e deixe de ser preconceituoso. Gaste suas palavras com ideias que possam melhorar os problemas da cidade e não ataque os outros, mostre sua cara.
Alexandre, não se importe com esses comentários de 'paus mandados'que sequer tem competencia para ver a situação ridícula que estamos passando... nem argumentos tem para se defender. é verdade mesmo:nossa saúde está entregue a um monte de gente incompetente que está ocupando cargos porque são puxa sacos de a ou b, E NÃO TEM FORMAÇÃO NEM DE TÉCNICOS! mas não é culpa deles não, pobres coitados, que estão sendo usados. vamos estudar, galera; se profissionalizem e aí sim, quem sabe, abram os olhos para a realidade que estamos vivendo e comecem a colaborar! obs. estou falando de formação séria. cursos em faculdades pagou-passou não valem,ta...só com conhecimento e crescimento pessoal saberão o que é Humanização!
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