sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Hospital se pronuncia mas não responde sobre Dr. Cabrera

O Hospital Cassiano Campolina, através de sua provedoria, enviou nesta sexta-feira, 16 de dezembro, nota ao blog Nação Jovem sobre o funcionamento e a situação financeira da entidade. Porém não respondeu às reclamações dos milhares de leitores sobre o mal atendimento do Dr. Gumercindo Cabrera, nem sobre a humanização do atendimento como foi proposto no artigo. Entramos em contato com o Túlio, provedor do Hospital no dia 22 de novembro e somente hoje tivemos um parecer oficial. É importante ressaltar que o blog Nação Jovem descreveu o problema do médico Cabrera, mas salientou que mais importante que ter profissionais com currículo é ter um trabalho de humanização. Entendemos as dificuldades do Hospital. Mas a humanização que propomos não envolve recursos, somente diálogo e metodologia de trabalho e atendimento. Entramos em contato com o provedor inúmeras vezes, convidando-o inclusive para o programa Nação Jovem que vai ao ar todo sábado às 9h na Entre Rios Fm para falar sobre a realidade do Hospital, as dificuldades de mantê-lo, muito antes do texto sobre o Dr. Cabrera. Infelizmente nosso convite foi negado. Chegou até a desmarcar entrevista previamente agendada. 

No entanto, como forma de dar satisfação ao cidadão que quer respostas e exclarecimentos, publico abaixo e-mail enviado no dia 22 de novembro para a provedoria e também a nota oficial do Hospital. O que reforça que o blog é um canal democrático, claro, transparente e que tem como única missão informar o cidadão e despertar nele os atributos de cidadania: questionar, cobrar, se inteirar e também participar de todos os assuntos relativos à cidade.

Como prometido aos milhares de leitores do blog, publico as perguntas que fiz no dia 22 de novembro e o parecer do Hospital Cassiano Campolina. Tire suas conclusões:










De: Alexandre Costa <llexxander@gmail.com>
Data: 22 de novembro de 2011 20:19
Assunto: Entrevista Blog Nação Jovem(URGENTE)
Para: gruporesende@yahoo.com.br


Olá Túlio boa tarde.



Aqui quem escreve é o jornalista Alexandre Costa. Tentei te enviar as perguntas para o e-mail do Hospital Cassiano Campolina, porém não consegui. De qualquer forma, como combinado segue  o link com o artigo que escrevi. Abaixo do texto tem os comentários que você pode acompanhar os relatos das pessoas que foram mal atendidas pelo Dr. Cabrera.

http://nacaojovementrerios.blogspot.com/Abaixo seguem as perguntas para você responder para o blog:


( Primeiramente gostaria que dissesse seu nome e seu cargo no Hospital Cassiano Campolina)

1- O senhor já ouviu alguma reclamação do Dr. Gumercindo Cabrera?

2 - Ele trabalha sobre regime de contrato? O contrato vai até quando?

3 - Como relatei para o senhor, no blog Nação Jovem houveram vários depoimentos do mal atendimento do Dr. Cabrera. O Hospital já tomou alguma providência quanto a ele?

4 - Diante das denúncias postadas pelos nossos leitores é possível afastá-lo cargo?


5- Que atitude o leitor do blog pode esperar em relação ao Dr. Cabrera?

6 - Em várias cidades do Brasil acompanhamos o trabalho de humanização do atendimento médico. Em Entre Rios há? Quais as dificuldades?

7 - Seria possível haver em Entre Rios um seminário anual entre
Hospital, Secretaria de Saúde e Assistência Social, Conselho Municipal da Saúde e sociedade para aprimorar o atendimento médico e qualificar para que ele seja humanizado?

8 - O que é preciso para que isto aconteça. O que o cidadão de Entre Rios pode esperar?


Obrigado,


Alexandre Costa


Nota oficial do Hospital Cassiano Campolina às perguntas do blog Nação Jovem:

Prezado Alexandre Costa,

Em atendimento as perguntas dirigidas a este Hospital temos a expor e esclarecer o seguinte:
O Hospital Cassiano Campolina é uma Instituição Privada e Filantrópica, regida por Estatuto e dirigida por uma Irmandade composta de 30(trinta) Membros. A Gerência e administração do Hospital é conferida a um Conselho Diretor constituído por um 1 Provedor, 2 Vice-Provedores, 2 Tesoureiros, 2 Secretários e os demais membros do Conselho Fiscal. A Entidade não remunera os Membros de sua Diretoria pelo exercício específico de suas funções, não distribui lucros, vantagens ou bonificações a seus dirigentes, associados ou mantenedores, sob nenhuma forma.

Em janeiro de 2011, fui eleito como Provedor, juntamente com o Conselho Diretor e Fiscal para um mandato de 3 anos.

Assim que tomei posse tive conhecimento de todos os problemas que envolvem uma Instituição Filantrópica que atende a 90% dos usuários provenientes do SUS - Sistema Único de Saúde.

O SUS desde sua implantação até os tempos atuais obteve inúmeros avanços, porém os recursos destinados à sua manutenção sempre estiveram aquém das reais necessidades de desenvolvimento. A oferta de um tratamento gratuito são ressarcidas pelo Governo, através de uma tabela desatualizada e que há muito não recebe as correções necessárias. Informo que para cada R$ 100,00 utilizados no atendimento gratuito, recebemos apenas R$ 60%. , portanto assim começam os desequilíbrios financeiros.

Para o funcionamento do Pronto Atendimento o Hospital Cassiano Campolina possui um Contrato para prestação dos Serviços de Urgência e Emergência. Este Contrato teve início em dezembro de 2001 e foi renovado a cada ano, simultaneamente e está vigente até dezembro de 2011.  Desde janeiro de 2011, os atendimentos médicos continuaram da mesma forma, utilizando inclusive os mesmos profissionais que aqui estavam onde eram na época selecionados e contratados através do contato direto com o Coordenador do Pronto Atendimento.

No entanto tendo em vista algumas reclamações, através da imprensa escrita e falada, ou mesmo usuários comuns que relatavam nas Pesquisas de Opiniões realizadas mensalmente na Instituição, verificamos a necessidade imediata de mudanças; porém esclarecemos que esta não foi e nem tem sido uma tarefa fácil; o número elevado de atendimentos, a baixa remuneração ofertada inflacionada pelos valores pagos aos profissionais na região, a dificuldade de locomoção devido à superlotação das rodovias que dão acesso a Entre Rios de Minas contribuíram para a demora em realizar mudanças radicais.

É importante salientar que durante um bom tempo alguns PSFs do Município ficaram sem profissionais médicos, causando uma sobrecarga no Pronto Atendimento, pois a maioria dos casos não eram considerados como urgência e emergência e não tinham como serem referenciados.

Diante do exposto afirmamos que muitas mudanças solicitadas pelos usuários já foram realizadas e estamos trabalhando cada vez mais para que o Hospital continue como parceiro na luta por um atendimento digno, humano e respeitável a todos, indistintamente.

Finalmente esperamos que qualquer debate envolvendo um tema tão frágil e  de tamanha seriedade seja tratado com serenidade e respeito.

Sejamos unidos na busca de soluções para os diversos e complexos problemas que envolvem não só esta Instituição Centenária e Filantrópica, como todo o Sistema de Saúde. 


Túlio Luis Resende
Provedor
Dezembro/2011.

2 comentários:

  1. A população, com certeza, leva a serio o assunto em debate, e por isso questiona alguns problemas existentes no HCC. A presença de um medico que receita glicose para um diabético ou destrata seus pacientes é um problema que deve ser solucionado com urgência e, apontado sem rodeios. Acredito no potencial da gerencia e administração do hospital, pois diante de tantos problemas a mesma se mostra capaz de manter a instituição, falta agora humaniza-la.

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  2. A humanização é uma mudança necessária, feita de dentro pra fora pelo esforço individual e voluntário. Isso independe de um contracheque.

    Resumindo: Falta vergonha na cara do veterinário, digo, médico Dr. Cabrera.

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