quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore "sem árvore" em Entre Rios de Minas

Hoje, 21 de setembro é dia da Árvore. Temos em nossa cidade várias árvores de grande porte como ipês, pau-brasil, dentre outras. Especificamente na Praça Senador Ribeiro, tínhamos muitas árvores de médio e grande porte que traziam um aspecto de bosque para Entre Rios. 

De um tempo para cá, a prefeitura iniciou um projeto de revitalização que fez várias intervenções na praça com a derrubada de algumas árvores, o que deu um aspecto de esvaziamento e de um certo "enfeiamento", se assim podemos dizer da praça central da cidade. Muitos ouvintes do programa Nação Jovem da rádio Entre Rios 98,7 FM perguntam qual é o critério de derrubada de árvores e o que está sendo feito na praça. 

Para informar os cidadãos, a reportagem do programa Nação Jovem entrou em contato com o Roberto, que é Chefe de departamento de Meio Ambiente, na expectativa de responder à comunidade e explicar o que está sendo feito e qual o critério utilizado. Muito educado, porém evasivo, ele me disse que não tem autonomia para falar do assunto, que teríamos que entrar em contato com a superior dele, a Sra. Maria da Consolação Rodrigues Freitas, Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Menininha. Ligamos para ela e não tivemos resposta para as questões. Ela informou que estava ocupada e que poderia responder às perguntas a partir das 16h30. Ligamos no horário combinado não obtivemos sucesso. Não atenderam o telefone.

É importante ressaltar que a população não quer julgar ou apedrejar quem está intervindo na praça. Quer apenas ser consultada dos projetos que alteram as características da cidade. Se é uma obra de revitalização, onde está a placa indicando o custo, a verba destinada, o prazo e a empresa contratante que está fazendo a intervenção? 

O que irão fazer na praça? Há um projeto?  Conforme o art. 1º da Lei Federal nº 6496/77, “todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).” O art. 3º da Resolução 425/98 diz, ainda, que “nenhuma obra ou serviço poderá ter início sem a competente Anotação de Responsabilidade Técnica (...).”  Onde está esta placa? Ela está clara, de tamanho legível para toda e qualquer pessoa ler e ver o que está sendo feito?

Se na cidade há duas rádios, um jornal impresso e um site, por que não informam antes de “cortar com o machado” as árvores da praça?  Uma de nossas ouvintes, a Jaquelina Cardoso, me disse hoje que andou pelo centro e perguntou às pessoas o que tinha acontecido com as árvores da praça e segundo ela, "ninguém sabia o que aconteceu".

Lembramos que este blog do programa Nação Jovem é um canal aberto, democrático e  tem como prioridade exclarecer e informar os cidadãos entrerrianos. Qualquer pessoa técnica responsável da prefeitura que quiser esclarecer, pode se manifestar neste espaço.

O triste, é que no dia da árvore, ninguém sabe e nenhuma pessoa quis falar por quê cortaram as árvores da praça Senador Ribeiro.

O Nação Jovem deseja um feliz dia da Árvore para todos e convida você a cuidar e “ficar de olho” no que andam fazendo com as nossas árvores.




4 comentários:

  1. arvores... onde estão????
    administração... onde estão????

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, parabéns pela pergunta e pela iniciativa do blog. Essa é uma idéia legal para o projeto que sonhamos para Entre Rios.

    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação Sandra. A sua contribuição é muito importante para a promoção deste debate de uma uma cidade melhor.
    Abraços.

    ResponderExcluir